zazen para iniciantes

O Zazen de iniciantes é a porta de entrada para o Zen. Acontece todo domingo, às 11h de forma híbrida – presencial no templo e online via Facebook. Você aprende posturas e procedimentos para sentar Zazen corretamente e ao final pode compartilhar a experiência, fazer perguntas, tirar dúvidas.

O que é Zazen?

“Zazen literalmente significa Sentar Zen. Zen é uma palavra que vem do Sânscrito Dhyana ou Jhana e significa um estado meditativo profundo. Geralmente não chamamos o Zazen de meditação, pois o verbo meditar é transitivo, ou seja, requer um objeto. Meditar sobre a vida, sobre algo. No Zen não há objeto de meditação. Até o sujeito desaparece. E quando isso acontece o Caminho se manifesta em sua plenitude. Um momento de Zazen é um momento de Buda.” (Monja Coen)

Em nosso Templo, seguimos as “Regras Universais do Zazen” (Fukanzazengi) escritas por Mestre Eihei Dogen, fundador da nossa Ordem, no Japão. Segundo ele, para a prática do Zazen “as roupas devem ser folgadas, mas bem arrumadas” e “devemos ficar imóveis, sentados tão firmes quanto uma rocha”.

Quando você vier ao templo pela primeira vez, não vamos exigir a vestimenta padrão. Você não precisa comprar roupas para experimentar a prática. Mas caso se interesse e comece a praticar, uma vestimenta adequada é importante para sua prática e das outras pessoas. Veja ao lado:

  • CALÇA:
larga, comprida, na cor preta lisa (sem estampas, desenhos, listras, etc.). Calças legging (de ginástica), bailarina e jeans não são adequadas.
  • CAMISETA:
fechada, lisa (sem estampas, desenhos, listras, etc.), de mangas curtas ou compridas., na cor branca ou preta Camisetas regata ou sem manga não são adequadas.
  • CASACO: 
liso (sem estampas, desenhos, listras, etc.) e na cor branca ou preta.

Experimente em casa

Muita gente acaba conhecendo o ZenDo por alguma palestra, um livro ou um vídeo e resolve experimentar a prática pela primeira vez sozinho, em casa. É o seu caso? Essas orientações podem te ajudar nessa experiência