dúvidas

Para você que está começando, a primeira atividade recomendada é o Zazen de Iniciantes, que ocorre todo domingo. O Zazen é a base da nossa prática e nossa atividade principal. Você vai aprender a sentar zazen corretamente, as posturas utilizadas e a atitude que procuramos manter no Templo. Clique aqui para saber mais. Você também pode assistir nossas palestras e atividades relacionadas ao Zen, que ocorrem às quintas com os professores e professoras da nossa sanga. Uma vez por mês, a Monja Coen Roshi, nossa Mestra, é a palestrante. Clique aqui para saber mais.

Para o Zazen de Iniciantes você pode vir com roupas comuns. Se possível, pedimos apenas para evitar roupas muito decotadas, camisetas regata, shorts ou bermudas. Você vai perceber que as pessoas que já frequentam o Templo estarão de camisetas pretas ou brancas, de manga curta ou comprida, sem desenhos ou escritos. Muitas delas estarão com camisetas do próprio Templo. As calças são sempre pretas, de tecido fino e largas. Após frequentar o Zazen de Iniciantes, quem participa das outras práticas deve vir com estas vestimentas. Isso ajuda a não distrair as outras pessoas e facilita a prática de todas as pessoas.

O Templo abre somente para as atividades agendadas. Não temos horários de visitação. Para a nossa agenda de atividades, por favor clique aqui.

Os contatos com a Comunidade podem ser feitos através do email zendobrasil@gmail.com ou secretariazendobrasil@gmail.com. Você também entrar em contato através das nossas mídia sociais. Não dispomos de um telefone fixo de contato.

A Monja Coen Roshi não faz atendimentos pessoais. Além de Abadessa do Templo e Missionária da ordem Soto Shu, ela é nossa Professora do Darma, tendo seus alunos e alunas para orientar. Você pode ouví-la falar em nossas vivências, retiros, cursos e palestras.

Sim! Os benefícios do zazen não são exclusivos para quem pratica o Budismo. Todas as pessoas, independente de credo ou tradição religiosa, podem se beneficiar desta prática. Venha para um Zazen de Iniciantes e experimente.

Costumamos dizer que não sentamos zazen para ter benefícios; apenas sentamos. Os benefícios são inevitáveis se você pratica regularmente. Através do zazen aprendemos como nossa mente funciona e assim conseguimos tomar decisões corretas ao invés de sermos arrastados por processos mentais e emocionais. Conseguimos encontrar tranquilidade e equilíbrio em meio às demandas do dia-a-dia, o que nos possibilita viver em harmonia em nosso meio. Desde a década de 60 e 70 são muitos os estudos médicos que comprovam a eficácia da meditação (seja qual for a técnica empregada) para múltiplos benefícios físicos e mentais.

Os retiros são a oportunidade de aprofundar sua prática com o Zazen. Ao sentar continuamente e por alguns dias, você atravessa aspectos mentais mais superficiais e experimenta estados mais profundos de concentração e consciência. Costumamos dizer que o zazen diário é uma manutenção do aprofundamento que ocorre em um retiro.

As inscrições para nossas vivências, retiros e cursos são feitas através da loja do site. Temos cursos que iniciam somente a cada semestre e outros que ocorrem em intervalos menores. Você pode se informar sobre datas e horários em nossa agenda, clicando aqui. Você também pode se informar em nossas mídias sociais. Não é preciso fazer inscrição para o Zazen de Iniciantes.

Você pode se inscrever para qualquer curso – online, híbrido ou presencial – através da loja do site. Eles aparecem como um dos produtos da loja durante a época de inscrições. Caso você tenha mais dúvidas sobre este assunto, entre em contato conosco através do email secretariazendobrasil@gmail.com.

O interesse para tornar-se membro deve primeiramente vir de você. Nós não tentamos convencer pessoas a ser tornar membros da comunidade. Em geral, as pessoas interessadas em aprofundar seus estudos e participar mais ativamente da comunidade optam por tornar-se membros. Caso você tenha este interesse, vá até a página do site onde explicamos melhor o que significa ser membro da comunidade, clicando aqui.

Os membros da Comunidade contribuem mensalmente para o funcionamento e manutenção tanto do templo quanto das nossas atividades. As doações ajudam em nossa missão de dar suporte para o trabalho missionário de nossa Mestra, Monja Coen Roshi, e de transmitir os ensinamentos de Buda. A contribuição mínima que fazemos no momento é de R$80,00.

https://zendobrasil.org.br/doacao-campos/Sim! Somos uma Associação Religiosa Sem Fins Lucrativos e dependemos de doações para manter nossas atividades. Nossos membros contribuem mensalmente, mas sempre precisamos de doações para os manter. Neste momento estamos iniciando a construção de um novo templo em Campos do Jordão e precisamos de sua ajuda neste projeto. Veja aqui como contribuir.

Você pode entrar em contato pelo email zendobrasil@gmail.com. As monjas e monges da Comunidade estão disponíveis para casamentos, bençãos, missas memoriais, velórios, enterros entre outras liturgias budistas, no templo ou no local de sua preferência, mesmo fora de São Paulo.

A Monja Coen Roshi formou professores e professoras do Darma em todo o Brasil, alguns deles em outros países. Clique aqui para ver a página das Sangas Relacionadas à Monja Coen Roshi.