atividades

Nossa Comunidade oferece diferentes atividades, presenciais e online, todas desenvolvidas para você avançar em sua prática no Caminho de Buda. Veja abaixo diferentes oportunidades de prática que oferecemos e vá ao nosso calendário para checar datas e horários.

Práticas

São as atividades regulares, de níveis básico, intermediário ou avançado, para membros e não membros da Comunidade. Para algumas você precisa se inscrever, para outras basta chegar um pouco antes do horário. Fique atento, atenta, para essas questões na descrição de cada uma.

  • Zazen de Iniciantes – Domingo, 11h. Atividade híbrida, para membros e não membros. Não é preciso experiência ou inscrição. Chegue 15 minutos antes.
  • Zazen – Atividade presencial para membros e não membros. Temos horários pela manhã e à noite ao longo da semana. É preciso ter experiência e conhecimento de posturas e procedimentos.
  • Leituras Zen – Sexta, 20h. Atividade online, somente para membros. Um período de zazen com leitura de um texto Budista e uma liturgia. Ao final você recebe um arquivo de áudio com outra leitura.
  • Teishô – Domingos, 18h. Atividade presencial, somente para membros. É preciso experiência. São dois períodos de Zazen. No segundo a Monja Coen Roshi lê e comenta textos de Mestre Dogen, fundador da nossa ordem.

Cursos e palestras

O Zazen é a base da prática da escola Soto Shu, mas os estudos budistas são de fundamental importância para que você possa se aprofundar no Caminho. Eles complementam e enriquecem a prática. Oferecemos Cursos presenciais, híbridos e online. Veja abaixo:

  • Palestra Presencial no Zendo – Quinta, 20h. Aberta ao público. Toda semana um professor ou professora da Comunidade conduz uma palestra ou atividade relacionada para iniciantes e praticantes com mais experiência.
  • Introdução ao Zen Budismo – Terça, 20h. Curso online, com a Monja Heishin Sensei. Para quem quer conhecer mais sobre o Budismo e o Zen.
  • Prática Zazen – Este curso é o Introdução ao Zen Budismo em formato EAD. Para quem não pode frequentar as aulas presencialmente. As inscrições abrem 4 vezes ao ano.
  • Curso de Preceitos e Costura de Rakusu – Domingos, 15h. Para quem tomou a decisão de se tornar oficialmente zen budista. Estuda-se os preceitos e costura-se o manto usado por praticantes leigos, o Rakusu.
  • Grupo de Estudos Budistas – Quarta, 20h. Para quem já fez o curso de introdução, ou o EAD, e quer se aprofundar nos estudos budistas.

Retiros

Os retiros, também conhecidos como Sesshins, são a oportunidade de aprofundar a experiência do Zazen. Dizemos que o zazen diário é uma manutenção e que os retiros são um verdadeiro mergulho na prática. Há períodos consecutivos de zazen, palestras e liturgias, além de trabalho comunitário. Temos diferentes formatos de retiro de acordo com sua experiência na prática.

  • Vivência Zen – Para iniciantes. Um retiro leve, de um ou dois dias, com períodos mais curtos de zazen (20m), atividades em grupo e palestras sobre temas introdutórios.
  • Zazenkai – Para pessoas com alguma experiência. Um dia de retiro formal, com períodos de zazen de duração média (30m), liturgias e palestras do Darma.
  • Retiros Curtos – Para quem já senta zazen regularmente. É um retiro formal de dois a quatro dias, com períodos mais longos de zazen (30m), liturgias, palestras do Darma e trabalho comunitário.
  • Rohatsu Sesshin – Para praticantes experientes. É o retiro formal mais longo, com duração de sete dias, e o mais importante do ano.

Liturgias

Assim como o Zazen e os Estudos Budistas, as liturgias são práticas de aprofundamento no Zen. É comum a realização de três liturgias diárias antes das refeições, além de liturgias especiais em datas específicas.

  • Diariamente: Tchoka (liturgia da manhã) – Nitchu Fugin (liturgia do meio-dia) – Banka Fugin (liturgia da tarde)
  • Especiais: Celebram personagens, mestres ancestrais e fundandores tanto da ordem Soto Shu quanto do nosso templo. Ocorrem a cada mês e em datas especiais ao longo do ano.
  • Arrependimento: Cerimônias de Ryaku Fusatsu. Ocorrem nas luas cheia e nova, quando lembramos nossas falhas e reforçamos nossos votos de viver uma vida ética.
  • Memoriais: Chamadas de Obon e Ohigan, ocorrem nos equinócios de primavera e outono. Honramos nossos ancestrais, rezamos por eles e também pelos familiares vivos.
  • Cerimônias para Xaqiamuni Buda: Liturgias nas datas de Nascimento (Gotan-e, 08.04), Iluminação (Jodo-e, 08.12) e Parinirvana de Buda (Nehan-e, 15.02).
  • Benção de Ano Novo – Chamada de Dai Hanya Gokito, ocorre em 31 de dezembro com os cerimoniais Sai Matsu Fugin (liturgias em todos os altares do templo) / Zazen / Joya no kane (108 toques de sinos) e leitura dos 108 portais do despertar de mestre Eihei Dogen.

EVENTOS

Ao longo do ano, a Comunidade organiza palestras e lançamentos de livros da Monja Coen em livrarias e teatros de São Paulo e em todo Brasil. Também organizamos retiros e palestras em parceria com outras entidades e atendemos clientes corporativos. As monjas e monges de nossa Comunidade prestam serviços religiosos budistas em nosso templo ou fora. Veja abaixo os principais serviços e para mais informação, mande email para zendobrasil@gmail.com:

  • Casamento em Frente à Buda – É o casamento budista. Os noivos ou noivas devem ter alguma experiência de prática, mesmo não sendo budistas, e fazer entrevistas com a pessoa que vai oficiar o casamento.
  • Funerais e Missas Memoriais – As monjas e monges da Comunidade fazem enterros budistas. Também abrigamos as cinzas e tabletes memoriais (Ihais) de pessoas falecidas em nossa Capela dos Mortos.