Lugares e altares

Apresentamos aqui os lugares de nosso templo, e alguns dos altares a eles associados.

Em nossa tradição, não acreditamos na existência literal das deidades representadas nos altares, nem atribuímos a elas poderes mágicos ou trasncendentais. Vêmo-las como representações simbólicas inspiradoras de aspectos da prática religiosa.

lugares-altares a fachada 2 - FINAL

Recepção

Seja bem vindo / bem vinda!
Na recepção, aproveite para cumprimentar outros praticantes. Mantenha a conversa sempre em voz baixa. Guarde seus sapatos, veja nosso mural, assine o livro de presença e visite nossa lojinha.

lugares-altares b Kanon Bosatsu - FINAL

Sala de Kannon Bosatsu ou Kanzeon Bodisatva

Kannon é o bodisatva mais conhecido no budismo mahayanna e talvez o que melhor encarne seus ideais. Trata-se do bodisatva da compaixão, que dedica-se a ouvir, testemunhar e ajudar aqueles que passam por dificuldades ou sofrimentos.
Ao redor da estátua de Kannon estão os tabletes memoriais de falecidos. É nesta sala que são feitas preces a eles, e àqueles que enfrentam dificuldades. Se deseja a realização de algum de orações, entre em contato com nossa secretaria.

lugares-altares c Sala de Buda 4 - FINAL

Sala de Buda

O altar principal de nossa ordem é reservado à imagem de Xaquiamuni Buda, o Buda histórico que viveu há dois mil e seiscentos anos atrás, e que deu origem ao Budismo. À esquerda de Buda temos o altar dedicado a Mestre Dogen Zenji, e à direita o altar dedicado a Mestre Keizan Jokin. Ambos são considerados os fundadores da ordem Soto Shu, no Japão do século XIII.

lugares-altares d monju bosatsu - FINAL

Sala de meditação

O altar de Monju Bosatsu encontra-se na sala de meditação, que em nosso em nosso templo está integrada à sala de Buda. Monju ou Manjusri é o bodisatva da suprema sabedoria, capaz de meditar sobre um leão, de superar todos os obstáculos da prática e de revelar a verdade.

lugares-altares h baddabara bodisatva - FINAL

Banheiros e Baddabara Bodisatva

O banheiro também é considerado um local de prática. Aqui encontramos o altar de Baddabara Bodisatva (Kengo Daishi), representando um monje que teria encontrado a iluminação ao entrar nas águas de seu banho. Por isso ele é considerado o protetor dos banheiros.
Baddabara Bodisatva Darani
On gya ga ri so wa ka

lugares-altares i u su sa ma myo o FINAL

U su sa ma myo O

Um segundo altar na entrada do banheiro dedica-se a U su sa ma myo O, uma das entidades protetoras do Budismo. Responsável pela purificação dos órgãos internos do corpo.
U su sa ma myo O Darani
On ku ro da no um já ku
On shu ri ma ri
Ma ma ri ma ri
Shyu shyu ri
So wa ka

lugares-altares e daikkoku son ten - FINAL

Cozinha e Daikoku Son ten

O preparo da comida é uma das práticas mais sérias e importantes no Zen Budismo. Temos aqui um altar de Daikokuten ou Daikoku Son ten, protetor das coisas materiais, especialmente da riqueza e da comida.
Daikoku Son Ten Darani
On ma ka kya ra ya so wa ka

 

lugares-altares f ida son ten - FINAL

Ida Son ten

Na copa há o altar de Ida Son ten, entidade protetora da cozinha, dos fornos e do fogo.
Ida son ten Darani
On ida te ta
Mo ko te ta
So wa ka

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Jardim

Nos jardins podemos contemplar algumas estátuas de Buda, e uma lanterna artesanal trazida do Japão. O deck de madeira serva para atividades ao ar livre e para a recepção de grandes grupos em eventos especiais.

lugares-altares g fudo myoo - FINAL

Fudo Myoô

Temos também o altar de Fudo Myoô, entidade venerada principalmente pelo budismo Shingon, e que trazemos também para nosso templo. Seu rosto furioso representa a perseverança, e é conhecido como “o imóvel”. Fudo Myo realiza a conversão da raiva em salvação.
Fudo Myoô Darani
Nômaku sanmanda bazaradan
senda makaroshada sowataya
un tarata kanman