Sesshin (retiro zen)

retiro

O Sesshin é um retiro espiritual com duração de um a sete dias, onde suspendemos nossa rotina mundana para intensificar significativamente nossa prática religiosa.

A palavra Sesshin significa “unificar a mente”. No Sesshin praticamos a instrospecção e observação profundas, e exploramos níveis desconhecidos da condição meditativa e do Samadi, transformando nossas consciências e nossas vidas. O Sesshin envolve vários períodos de meditação, práticas litúrgicas, trabalhos comunitários e entrevistas individuais com a mestra (dokusans).

As atividades desenvolvem-se em grupo e em silêncio, de acordo com uma rotina precisa e compartilhada, livrando a mente de preocupações para com a interação interpessoal e a organização e eficiência das atividades.

Os retiros regulares oferecidos pela nossa comunidade são:

Retiro de Carnaval – Nehan sesshin

Realizado anualmente em nossa sede de São Paulo.

Rohatsu Sesshin

Buda obteve a iluminação ao sentar-se em meditação por sete dias seguidos. No Rohatsu praticamos por igual período de tempo, em celebração à iluminação de nosso ancestral maior. Trata-se do retiro mais longo e importante de nossa tradição. Praticantes impossibilitados de participar de todo o retiro podem frequentar apenas uma parte dele.

Retiro no Vila Zen

Este retiro acontece no Vila Zen – Viamão, nas proximidades de Porto Alegre (RS). Também acontece durante o carnaval, mas continua no período posterior à quarta feira de cinzas, quando conta com a participação de Monja Coen Roshi. Informações com o Vila Zen.

Zazenkai

Zazenkai significa “encontro de zazen”. Neste breve retiro, vivenciamos um dia completo da prática monástica Zen Budista, com períodos de meditação. Os zazenkais acontecem mensalmente, na sede de nossa comunidade. O Zazenkai pode ser uma boa porta de entrada para retiros mais longos.

Retiro em Nazaré Uniluz

Este retiro acontece anualmente, no feriado de quinze de novembro, e tem duração de três a quatro dias. Algumas de nossas práticas budistas são adaptadas às especificidades da comunidade de Nazaré Uniluz, que oferece alimentação ovo-lacto-vegetariana, e diversos espaços acolhedores em meio a uma meio ambiente jardins e vegetações nativas. Informações a respeito deste sesshin diretamente com a Uniluz.

Zen e Yoga

No feriado de Corpus Christi fazemos um retiro zen com práticas do yoga em Ubatuba, com orientação de Monja Coen e o professor Marcos Rojo, professor de Yoga há mais de trinta anos. Informações com Marcos Rojo.