Celebrações anuais

As cerimônias podem não ocorrer nos dias oficiais abaixo mencionados, sendo transferidas para datas próximas em dias da semana mais propícios. Consulte a agenda do site para saber a data exata de realização de uma cerimônia.

01/janeiro – Daihania Goto
Cerimoniais de Ano Novo. Celebramos o ano novo com cento e oito badaladas de sino, que representam portais e obstáculos para a obtenção da iluminação.

15/fevereiro – Nehan-E
Cerimônia da Morte e Parinirvana de Buda Xaquiamuni. Lembramos do falecimento de Buda e expressamos nossa gratidão por seus ensinamentos.

21/março – Ohigan-E de outono
Cerimônia de Equinócio. Lembramos do ensinamento sobre como despertar, através da prática da doação, preceitos, perseverança, diligência, zazen e sabedoria. Fazem-se ofertas de comida para expressar gratidão aos ensinamentos de Buda e aos antepassados familiares.

08/abril – Hana Matsuri
Nascimento de Xaquiamuni Buda, ou Festival das Flores. Celebramos o nascimento de Buda.

15/julho e 15/agosto – Obon-E
Serviços memoriais. Reverenciamos a Buda e aos nossos antepassados, e expressamos gratidão a todos com os quais estamos em débito, inclusive vivos. Pedimos pela longevidade de nossos pais. A cerimônia acontece em duas datas para atender as convenções, mas deve ser frequentada apenas uma vez ao ano.

23/setembro – Ohigan-E da primavera
Cerimônia de Equinócio (ofertas de comida para expressar nossa gratidão aos ensinamentos de Buda e aos antepassados familiares).

08/dezembro – Jodo-E
Cerimônia Comemorativa da Iluminação de Buda Xaquiamuni. Celebramos a iluminação de Buda, geralmente depois de ter participado do retiro da iluminação de Buda, Rohatsu Sesshin.

 

 

Celebrações mensais

Dia 01 – Shikuto Fuguin: Tchoca (cerimônia da manhã) Especial
Cerimônia onde pede-se bençãos e proteção para o templo, seus praticantes e para todo o país.

Dia 05 – Daruma Ki: Cerimônia Memorial para Bodidarma

Dia 05 – Idaten Fuguin: Cerimônia para o protetor da cozinha

Dia 08 – Ananda e Mahaprajapati:
Cerimônia Memorial para o primeiro discípulo de Buda e para a primeira monja histórica, mãe adotiva de Buda. Memorial anual em novembro.

Dia 15 – Maezumi Roshi:
Cerimônia especial para o co-fundador Maezumi Roshi (fundador do Zen Center of Los Angeles). Memorial anual em maio.

Dia 15 – Shikuto Fuguin: Tchoca (cerimônia da manhã) Especial
Cerimônia onde pede-se bençãos e proteção para o templo, seus praticantes e para todo o país.

Dia 21 – Yogo Roshi:
Cerimônia Memorial para o fundador Yogo Suigan Daiosho, mestre de transmissão da Monja Coen. Memorial anual em dezembro.

Dia 29 – Ryoso Ki:
Cerimônia Memorial para os dois fundadores da tradição Soto Shu, Mestre Zen Eihei Dogen e Mestre Zen Keizan Jokin. Memorial anual em setembro.