Palestra Monja Coen em São Paulo

Palestra em São Paulo

https://uhuu.com/evento/sp/sao-paulo/monja-coen-roshi-os-seis-paramitas-o-despertar-da-mente-11717

Na tradição Zen Budista, o dia da passagem de estação do inverno para a primavera oferece uma oportunidade importante de reflexão. O equinócio de primavera é a data em que o dia tem a mesma duração que a noite. Nesta ocasião dizemos que o nosso mundo e a Terra Pura estão mais próximos, e que é mais fácil fazer a travessia da margem do sofrimento para a margem da paz e tranquilidade. Esta travessia compreende o despertar da mente zen.

Esta mente zen não nasce conosco e não nos pode ser dada. Ela deve ser estimulada, despertada para que se manifeste em cada pensamento, palavra e ação. Estimulamos a mente zen através do zazen, dos ensinamentos budistas e do compromisso de estar no mundo para o bem de todos os seres. É um caminho a ser percorrido com dedicação, com fé, com a mente desperta.

Este caminho a ser percorrido é esta travessia de uma margem à outra que fica mais fácil no equinócio. Para atravessar, precisamos de uma embarcação forte, estável, que nos reforce a confiança, a disposição. Ela é feita dos 6 Paramitas, ou as 6 Perfeições; atitudes perante a vida. As Perfeições que nos permitem uma travessia tranquila através do despertar da mente zen. São elas: 1 – Doação, generosidade 2 – Preceitos, Vida Ética 3 – Paciência, Tolerância 4 – Esforço Correto, Perseverança 5 – Zazen, Meditação 6 – Sabedoria, Compreensão Clara.

Despertar a Mente Zen é atravessar. Atravessar é viver uma vida plena através dos seis paramitas. Viver não apenas para nós mesmos, para as pessoas que são próximas e que pensam como nós. Viver plenamente é viver para o bem de todos os seres, em harmonia com tudo o que existe. Chegar na outra margem é ver com clareza que a outra é esta mesma margem, e que a travessia é a nossa vida.

Na palestra, a Monja Coen Roshi vai falar sobre a chegada da Primavera, sobre as Perfeições e o despertar da mente zen. Como podemos reconhecer que esta vida, esta margem é a margem da tranquilidade, da sabedoria e da compaixão.

Aos 75 anos de idade, Monja Coen Roshi é uma das líderes espirituais mais respeitadas e carismáticas do país. Os ingressos de suas palestras se esgotam com antecedência, e seus vídeos no YouTube têm milhares de visualizações.

Monja Coen Roshi é missionária oficial da tradição Soto Shu do Zen Budismo e primaz fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil.

Foi ordenada monja em 1983.  Após viver 12 anos no Japão, retornou ao Brasil para liderar, durante seis anos, as atividades do Templo Busshinji, sede da tradição Soto Shu da América do Sul.  Em 2001 fundou a Comunidade Zen Budista, com sede no Templo Tenzui Zenji, no bairro do Pacaembu em São Paulo.

Orienta grupos afiliados no Rio Grande do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro, Piauí e interior de São Paulo (Ribeirão Preto). Participa de diversas atividades públicas, incluindo encontros inter-religiosos, buscando promover o princípio da não violência ativa e da cultura de paz.  Autora dos livros “Viva Zen, “Sempre Zen”, “Palavras do Darma “, “A Sabedoria da Transformação”, “108 Contos e Parábolas Orientais”, “O Monge e o Touro”, “O sofrimento é opcional”, “Zen para distraídos”, “O inferno somos nós (com Leandro Karnal), A monja e o professor (com Clóvis de Barros Filho).   Mais informações no site www.zendobrasil.org.br. A Monja Coen apresenta semanalmente um programa na Radio Vibe Mundial – Momento Zen, as segundas feiras das 19h30 às 19h55 www.radiomundial.com.br – facelive e também gravado.https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

“Somos a vida da terra, estamos todos interligados…tudo o que fazemos, pensamos e falamos mexe com a teia da vida (…)” Monja Coen Roshi


Duração: 120 minutos.
Classificação: Livre. Menores de 14 anos, somente poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis e crianças até 24 meses de idade que ficarem no colo dos pais, não pagam.

Home
Account
Cart
Search